Muito se fala em gestão de tempo, principalmente quando o assunto é o trabalho como freelancer. Mas como administrar clientes, projetos, finanças e ainda ter tempo de se cuidar?

O sonho do trabalho freela

Parece o sonho de muita gente: trabalhar remotamente, ter seus próprios clientes, aceitar apenas propostas que acredita e ter tempo para se divertir. Bem, na teoria o trabalho freelancer é visto assim. Porém, a história real pode ser bem diferente.

O profissional autônomo, seja designer, escritor, programador, jornalista, dentre vários outros exemplos, pode sim trabalhar da comodidade de sua  casa e com uma simples mágica, chamada internet, atender clientes do mundo todo. Seria muito legal se a gestão de tempo não fosse um problema que consome imensamente esses profissionais.

Isso porque muitos freelas precisam fazer muitos projetos simultaneamente para alcançar a liberdade financeira, ou pelo aumento considerável de clientes com o tempo. Então, além de criar e finalizar os projetos, eles ainda precisam lidar com diversas outras questões.

Dentre elas estão: envio de orçamento, conversa com o cliente, delineamento do projeto, criação, aprovação, revisão, prospecção de novos clientes, emissão de cobranças e muito mais.

Isto é, o freelancer é a parte administrativa do seu negócio, além de ser aquele quem executa o trabalho. Com isso, ter uma vida equilibrada se torna um grande desafio.

Exatamente por isso trouxemos algumas dicas para ajuda a otimizar o seu tempo de trabalho como freelancer e conseguir uma horas extras no dia para curtir a família, estudar, fazer esportes ou somente assistir aquela série atrasada. Vamos lá?

1- Entenda o seu próprio tempo

Acho que essa é a dica mais preciosa de todas. É preciso entender o seu fluxo de trabalho para então otimizá-lo. Um grande exemplo disso é que algumas pessoas trabalham mais rápido do que outras. Então, não se compare, mas entenda o seu ritmo.

Você precisa de mais tempo na hora de delinear o projeto? Ou você precisa de um dia extra para revisar a entrega final? Tudo bem. Ao entender seu tempo você também entende o seu limite e consegue encontrar melhores datas de entrega, sendo sempre honesto com o seu cliente.

2- Estabeleça uma rotina

Nada de querer bancar o desconstruído. Você precisa sim estabelecer horários, até para que possa saber o momento certo de parar de trabalhar no dia. Isso vai fazer com que o seu corpo se adapte melhor e você produza de forma mais eficiente.

Estabeleça horário para acordar, um limite para ir almoçar, crie pequenas pausas para lanche ou para tomar um café e o momento certo de parar.

Trabalhar em casa exige ainda mais disciplina. Muitos freelancers trabalham alocados, em empresas ou em coworkings, mas mesmo quando existe uma flexibilidade de horário é importante manter o foco.

Quando finalizar os trabalhos do dia, faça algo que não seja relacionado a ele. Dê tempo para seu corpo descansar e para a sua cabeça reenergizar. Assim, no próximo dia você estará muito mais focado e pronto para um novo dia.

3 - Tenha um horário para demandas administrativas

Seja para prospectar clientes ou para emitir cobranças, estabeleça os dias e horários que fará isso. O motivo é simples: o restante do tempo você irá apenas produzir. Então, ao resolver outras questões em outros momentos, você ganha tempo de pensar e desenvolver os projetos em andamento.

Claro que urgências podem acontecer, como um cliente solicitar um orçamento no final do dia. Mas, saiba priorizar as suas demandas. Entenda o que realmente é uma urgência e se parar o seu trabalho para fazer um orçamento irá cortar o seu fluxo e te atrasar.

A dica é sempre priorizar aqueles projetos em andamento e sempre ser pé no chão quando não puder assumir mais projetos naquela semana ou mês.

4- A comunicação salva projetos (e tempo!)

Seja sempre muito claro com o seu cliente sobre prazos e objetivos, além de deixar claro quais os processos que você utiliza para desenvolver algo, pode ser um texto, vídeo, ilustração, etc.

Sempre que você faz isso, inclusive através de contrato, com a data de entrega, a ordem das entregas, isso faz com que o cliente fique ciente e seguro sobre o projeto. Você evita resolver problemas extras durante a execução e pequenas interferências, como mensagens "como está o projeto?" no meio da tarde.

Inclusive, sempre trabalhe muito bem no briefing, isso vai te ajudar a saber o que o cliente quer e não quer do projeto. O segredo não é fazer várias versões da mesma coisa, mas apresentar consistência no que foi conversado antes e durante o desenrolar do projeto.

5- Centralize suas demandas com tecnologia

Centralizar é uma palavra que soa como músicas nos ouvidos de freelancers mais experientes. Isso porque eles sabem a importância que uma boa ferramenta tem em suas vidas. Sem contar que achar uma boa ferramenta sempre leva tempo. Já imaginou achar uma para emissão de cobranças, outra para gestão de clientes, outra para gerenciar as tarefas e assim por diante? Pois é.

Aqui, nós vamos te indicar experimentar a Lunna, uma plataforma com foco para freelancers que nós, da Space Rocket, estamos desenvolvendo.

Através dela é possível gerenciar tarefas e entender o que deve ser priorizado, gerenciar clientes com envios de etapas do projeto para aprovação, enviar propostas, ver o status de cada proposta (se foi recusada ou aceita), além de emitir cobranças para clientes.

Atualmente, a Lunna está em teste, então você poderá aproveitar uma parte de uma quantidade enorme de benefícios. Em breve, novas funcionalidades serão implementadas e estamos em constante mudança para entregar o produto mais completo do mercado para freelancers.

Te esperamos lá!