Gerenciamento de projetos para freelancers: como acabar com seus problemas

Gerenciamento de Projeto Fev 12, 2020

Se você é freelancer, com certeza já se deparou com um grande problema: gerenciamento de projetos, desde o envio de propostas até o recebimento pelo projeto executado. A boa notícia é que isso pode mudar. Dúvida? Vem conferir.

Afinal, quem são os freelancers?

Primeiramente é importante falar que o freelancer não é apenas um bico. Para alguns talvez seja, mas é extremamente errado colocar isso como bandeira principal para o termo.

O freelancer é um profissional que trabalha em sua maioria de maneira remota e entrega serviços para outros profissionais e/ou empresas. As áreas de atuação são inúmeras: design, ilustração, redação, jornalismo, marketing digital, comercial, e a lista só cresce.

A forma de trabalho tem mudado de forma acelerada, então os freelancers têm crescido cada vez mais. Atendendo demandas diversas dentro de empresas e até formando um time de projetos para otimizar as demandas de clientes.

As dificuldades

Muitos desses profissionais, por não terem vivência anterior em vendas, administração e até marketing, acabam sentindo muita dificuldade na hora de fazer o gerenciamento de seus projetos.

Ferramentas como Trello, Asana e Pipefy podem até auxiliar, mas não são completas e suficientes. Isso porque elas entregam o gerenciamento dos projetos em cards, ajudam na organização e visualização das demandas, mas ainda falham consideravelmente quando o assunto é enviar uma proposta ao cliente, manter o cliente atualizado sobre o andamento do projeto ou até mesmo na cobrança e organização de valores após a entrega de um projeto.

Isto é, o freelancer precisa correr atrás de outras plataformas para conseguir atender as demandas internas do seu negócio e tudo só embola mais. Diferentes plataformas, sem centralização da gestão, sem eficiência na comunicação com o cliente ou com o seu time.

E a solução?

Pensar em uma solução nunca é fácil, por isso mesmo que uma nova plataforma foi desenvolvida pensando exclusivamente em freelancers e times pequenos que precisam desafogar as demandas mais burocráticas dentro de cada projeto. E essa plataforma se chama Lunna.

Ela nasceu exatamente da inquietude da Space Rocket, empresa soteropolitana que entrega soluções através de softwares, sobre o assunto. A gente aqui dentro percebeu que o gerenciamento de projetos do início até o fim era o “Calcanhar de Aquiles” dos freelancers, então decidimos criar uma plataforma que conseguisse suprir as necessidades destes profissionais de forma mais completa, tudo em um só lugar.

A Lunna foi lançada neste mês de Fevereiro de 2020 e está ainda em sua versão alpha. Isto quer dizer que a plataforma ainda está sendo testada com recursos limitados, sendo eles: Geração de propostas dentro da plataforma e criação e acompanhamento de tarefas.

Na criação de propostas, o freelancer pode criar uma proposta para um cliente específico e alterar o status da proposta para “aceita” ou “rejeitada”, enquanto permanece em análise. Nas próximas atualizações, o cliente poderá aceitar ou recusar a proposta, alterando o status automaticamente dentro da plataforma. Tudo de forma integrada!

Isso auxiliará o freelancer no acompanhamento das propostas e otimização do seu tempo, sem precisar abrir um documento em um editor de texto e então encaminhá-la para o cliente.

Além disso, ele poderá criar tarefas e atribuir datas específicas para cada uma delas. Ao depender de cada tarefa, uma bandeira de cores diferentes é apresentada, se baseando em corrente crítica (a gente vai contar depois como isso funciona), alertando sobre o tempo de execução. Sem contar que é possível visualizar através de um filtro o status mais relevantes de suas tarefas.

Tela de Gestão de tarefas na Lunna

Nas próximas versões a Lunna virá com a opção de criação de projetos atrelados a essas tarefas, possibilitando uma gestão mais complexa das atividades a serem executadas, além de possibilitar que o freelancer se comunique com outros profissionais que estão no mesmo projeto. Isso com certeza já irá ajudar bastante o tempo dos profissionais.

Mais novidades

Além de tudo que foi falado aqui, ainda existem outras features previstas para as versões seguintes, dá uma olhada:

  • Cadastro de clientes na plataforma
  • Cadastro de times distintos para cada projeto
  • Chat com o time de determinados projetos
  • Geração de boletos
  • Avisos automáticos para os clientes sobre o andamento do projeto
  • Aviso automático solicitando o pagamento do projeto finalizado
  • Controle de ganhos mensais dentro da plataforma
  • Gamificação dentro da plataforma com recompensas

Isto é, a ideia é que a Lunna seja a Plataforma dos Freelancers quando o assunto é gerenciamento de projetos, fazendo com que esses profissionais cresçam seus negócios ainda mais e consigam ter mais tempo para aquilo que importa: colocar a mão na massa!

Então, se você quer fazer parte desta história e ajudar a plataforma a crescer ainda mais, confere aqui como se cadastrar. A gente quer muito ouvir o que você tem a dizer sobre a nossa versão alpha, para entregarmos novas versões ainda melhores, se quiser pode deixar as sugestões aqui nos comentários. Vem que é de graça :D 🚀🚀

Conheça a Lunna: https://lunna.io

José Diôgo

Computer Student, Co-Funder and COO at Space Rocket.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.