Se você é freelancer, com certeza já se deparou com um grande problema: gerenciamento de projetos, desde o envio de propostas até o recebimento pelo projeto executado. A boa notícia é que isso pode mudar. Dúvida? Vem conferir.

Afinal, quem são os freelancers?

Primeiramente é importante falar que o freelancer não é apenas um bico. Para alguns talvez seja, mas é extremamente errado colocar isso como bandeira principal para o termo.

O freelancer é um profissional que trabalha em sua maioria de maneira remota e entrega serviços para outros profissionais e/ou empresas. As áreas de atuação são inúmeras: design, ilustração, redação, jornalismo, marketing digital, comercial, e a lista só cresce.

A forma de trabalho tem mudado de forma acelerada, então os freelancers têm crescido cada vez mais. Atendendo demandas diversas dentro de empresas e até formando um time de projetos para otimizar as demandas de clientes.

As dificuldades

Muitos desses profissionais, por não terem vivência anterior em vendas, administração e até marketing, acabam sentindo muita dificuldade na hora de fazer o gerenciamento de seus projetos.

Ferramentas como Trello, Asana e Pipefy podem até auxiliar, mas não são completas e suficientes. Isso porque elas entregam o gerenciamento dos projetos em cards, ajudam na organização e visualização das demandas, mas ainda falham consideravelmente quando o assunto é enviar uma proposta ao cliente, manter o cliente atualizado sobre o andamento do projeto ou até mesmo na cobrança e organização de valores após a entrega de um projeto.

Isto é, o freelancer precisa correr atrás de outras plataformas para conseguir atender as demandas internas do seu negócio e tudo só embola mais. Diferentes plataformas, sem centralização da gestão, sem eficiência na comunicação com o cliente ou com o seu time.

E a solução?

Pensar em uma solução nunca é fácil, por isso mesmo que uma nova plataforma foi desenvolvida pensando exclusivamente em freelancers e times pequenos que precisam desafogar as demandas mais burocráticas dentro de cada projeto. E essa plataforma se chama Lunna.

Ela nasceu exatamente da inquietude da Space Rocket, empresa soteropolitana que entrega soluções através de softwares, sobre o assunto. A gente aqui dentro percebeu que o gerenciamento de projetos do início até o fim era o “Calcanhar de Aquiles” dos freelancers, então decidimos criar uma plataforma que conseguisse suprir as necessidades destes profissionais de forma mais completa, tudo em um só lugar.

A Lunna foi lançada neste mês de Fevereiro de 2020 e está ainda em sua versão alpha. Isto quer dizer que a plataforma ainda está sendo testada com recursos limitados, sendo eles: Geração de propostas dentro da plataforma e criação e acompanhamento de tarefas.

Na criação de propostas, o freelancer pode criar uma proposta para um cliente específico e alterar o status da proposta para “aceita” ou “rejeitada”, enquanto permanece em análise. Nas próximas atualizações, o cliente poderá aceitar ou recusar a proposta, alterando o status automaticamente dentro da plataforma. Tudo de forma integrada!

Isso auxiliará o freelancer no acompanhamento das propostas e otimização do seu tempo, sem precisar abrir um documento em um editor de texto e então encaminhá-la para o cliente.

Além disso, ele poderá criar tarefas e atribuir datas específicas para cada uma delas. Ao depender de cada tarefa, uma bandeira de cores diferentes é apresentada, se baseando em corrente crítica (a gente vai contar depois como isso funciona), alertando sobre o tempo de execução. Sem contar que é possível visualizar através de um filtro o status mais relevantes de suas tarefas.

Tela de Gestão de tarefas na Lunna

Nas próximas versões a Lunna virá com a opção de criação de projetos atrelados a essas tarefas, possibilitando uma gestão mais complexa das atividades a serem executadas, além de possibilitar que o freelancer se comunique com outros profissionais que estão no mesmo projeto. Isso com certeza já irá ajudar bastante o tempo dos profissionais.

Mais novidades

Além de tudo que foi falado aqui, ainda existem outras features previstas para as versões seguintes, dá uma olhada:

  • Cadastro de clientes na plataforma
  • Cadastro de times distintos para cada projeto
  • Chat com o time de determinados projetos
  • Geração de boletos
  • Avisos automáticos para os clientes sobre o andamento do projeto
  • Aviso automático solicitando o pagamento do projeto finalizado
  • Controle de ganhos mensais dentro da plataforma
  • Gamificação dentro da plataforma com recompensas

Isto é, a ideia é que a Lunna seja a Plataforma dos Freelancers quando o assunto é gerenciamento de projetos, fazendo com que esses profissionais cresçam seus negócios ainda mais e consigam ter mais tempo para aquilo que importa: colocar a mão na massa!

Então, se você quer fazer parte desta história e ajudar a plataforma a crescer ainda mais, confere aqui como se cadastrar. A gente quer muito ouvir o que você tem a dizer sobre a nossa versão alpha, para entregarmos novas versões ainda melhores, se quiser pode deixar as sugestões aqui nos comentários. Vem que é de graça :D 🚀🚀

Conheça a Lunna: https://lunna.io