O trabalho remoto é uma tendência cada vez maior no Brasil e no mundo. Apesar de muitos ainda resistirem a mudanças na forma de trabalhar, o trabalho remoto insere na vida profissional um leque de novas possibilidades de exercer tarefas e desempenhar funções. Ao pé da letra ,”trabalho remoto”,significa trabalho feito a distância, porém na prática seu significado é muito mais abrangente. A grande diferença para o modelo convencional é como se organizam as cargas horárias. Metas, tarefas e entregas continuam existindo e requerendo as mesmas habilidades e necessidades de um trabalho não remoto.

Esse modelo de trabalho sem um lugar fixo vem se tornando cada vez mais comum, principalmente para os profissionais das áreas criativas e de TI. Essa forma de trabalhar é muito propensa a se tornar a regra e não a exceção. A pessoa que trabalha remotamente dispõe de mais tempo para família, para projetos pessoais e fica menos estressada com a grande quantidade de tempo perdido causada pelo transporte nas grandes cidades. O grande atrativo é poder gerenciar seu próprio horário e criar uma rotina alinhada com as suas necessidades, além de poder trabalhar de qualquer lugar da galáxia(com oxigênio é claro)!😂

"é a possibilidade de construir grandes coisas, independente de onde esteja."(Diôgo - Co-Founder Space Rocket)
" é fazer as minhas atividades no horário em que sou mais produtivo e não ficar a mercê a períodos pré-estabelecidos." (Fernando - Co-Founder Space Rocket)

Tipos de Trabalhos Remotos

Existem tipos de trabalhos remotos. Algumas pessoas podem trabalhar fora do escritório apenas alguns dias da semana (Part time), enquanto outros podem ficar fora quanto tempo quiserem(Full Time). Algumas empresas exigem que apesar de trabalhar remotamente o funcionário esteja presente numa determinada faixa de horário, assim como faria presencialmente. Outras com a cultura remota mais forte , permitem horários mais flexíveis a critério de quem trabalha escolher o horário que melhor se adeque às suas necessidades. Este último permite que a empresa cresça mais rápido e até tenha equipes de pessoas de países diferentes, é como trabalhamos aqui na Space.

"Capacidade de exprimir todo potencial técnico, criativo e produtivo baseado no conforto, liberdade e responsabilidade na execução do trabalho, tornando-se muito mais eficaz e gratificante o resultado final." (Ricardo - Co-Founder Space Rocket)

As armadilhas de trabalhar em casa

beach

A maioria dos posts e artigos sobre trabalho remoto, só falam do lado bom do trabalho remoto e fazem você se imaginar trabalhando olhando pro mar ou viajando por lugares exóticos. Não que isso não seja possível,mas nós da Space somos transparentes tanto com a nossa equipe, como com aqueles que acompanham a nossa jornada. Visto que um dos nossos valores é o 100% remote first, nos preocupamos em como essa forma de trabalhar afeta a nossa equipe e buscamos torná-la a melhor experiência possível. Trabalho remoto não implica em viajar pelo mundo e ter um insta com 10K de seguidores. A maioria das pessoas escolhem estabelecer suas raízes em cidades menores ou sua cidade natal cercadas por amigos e familiares e não há problema nenhum nisso. De uma forma ou de outra o trabalhador remoto pode cair em algumas armadilhas, tais como:

  • Não Separar Trabalho da Vida Pessoal
    Quando se trabalha em casa a passagem do tempo torna-se algo não tão notado quanto no modelo presencial. Daí o tempo passa e tem sempre algo para ajustar, aquela tarefa pendente que você quer muito acabar e lá se vai o dia todo. Defina um horário de trabalho e tente seguir a risca, com o tempo criará uma rotina.

  • Se Isolar
    Quando você trabalha em casa, é fácil cair em maus hábitos, não existe hora concreta para iniciar e terminar a estrutura do seu dia. Não há colegas de trabalho para tirar você da sua cabeça. É difícil saber quando você realizou o suficiente para se sentir satisfeito, é tentador aproveitar horas extras pelas quais você pagará depois, em fadiga e esgotamento. Além disso o seu tipo de personalidade pode influenciar diretamente em como o trabalho remoto te afeta, a psicologia diz que pessoas introvertidas são “energizadas” por seu interior ou seja sua motivação vem de dentro normalmente se sentem confortáveis sozinhas e em locais silenciosos. Já pessoas extrovertidas são “energizadas” pelo exterior isso significa que elas necessitam de interação com o meio e principalmente com outras pessoas para se sentirem motivadas. É claro que isso não quer dizer que será sempre assim. Por natureza o homem é um ser social, e essa característica não pode ser deixada de lado mesmo em equipes remotas. Por isso uma dica para você que está começando nessa nova forma de trabalhar: comece por estabelecer horários fixos para trabalhar, mas que sejam bons para você. Se você sente falta de pessoas ao seu redor vá para um coworking , uma cafeteria ou um lugar de sua preferência que permita a fluidez do trabalho que realiza.

  • Não levar uma vida saudável
    Em decorrência das duas outras armadilhas citadas quem acaba sofrendo é a nossa saúde. Sim! E se você tá pensando que eu tô falando da academia que você marcou de começar na segunda, é isso mesmo mas não para por aí. Já dizia uma antiga citação latina Mens sana in corpore sano. Ignorar a sua saúde mental pode lhe trazer como consequências tristeza crônica, ansiedade e até depressão. O trabalho remoto coloca desafios únicos à saúde mental. E quando você não vê seus colegas de trabalho todos os dias, é fácil assumir que tudo está bem quando não está. Como empresa remota, precisamos reconhecer honestamente as desvantagens do trabalho remoto e fazer mais para ajudar nosso pessoal a prosperar em todas as áreas de suas

"Representa a tentativa constante de alcançar um melhor equilíbrio entre vida e trabalho. Por um lado você ganha tempo com os deslocamentos e fica menos sujeito as distrações da rua e do ambiente de trabalho mas por outro precisa lidar com as distrações e tentações de estar confortável em casa. Disciplina é essencial para conseguir de fato trabalhar melhor remotamente (..) quando você está em uma etapa muito criativa de um projeto, por exemplo, o trabalho remoto proporciona uma liberdade geográfica e de tempo muito bem vinda." (Bruno -Co-Founder CatBag)

Uma questão que muitos levantam sobre o trabalho remoto é :”como saber se meu funcionário está realmente sendo produtivo se eu não posso acompanhar de perto que ele faz? “ É meus amigos , quem te garante que alguém está sendo produtivo só por que está no escritório? A grande questão é :“com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, se você de fato quer encarar o trabalho remoto é preciso desenvolver autonomia , essa autonomia vai te dar o controle sobre seu próprio tempo e sua produtividade . Temos que lembrar que a produtividade é diferente para cada pessoa e cada dia é diferente de outro , entender essas questões nos ajudam a metrificar resultados em vez de contagem de horas por exemplo. Pautar as relações em acordos entre a equipe torna o processo do trabalho mais saudável.
spidey-1

Nós da Space temos como um de nossos valores ser 100% remoto. Já que a equipe vem crescendo e cada um dos Rockets estão em locais distintos precisamos nos unir a um propósito, mesmo sendo pessoas diferentes, de origens diferentes, e tendo horários diferentes. Sendo assim, a comunicação é fundamental, utilizamos ferramentas para otimizar a comunicação interna, fazemos reuniões semanais e sempre buscamos saber como cada membro contribui para o projeto que está.

"Liberdade de técnica para produzir e dar o meu melhor, onde eu me sinto mais confortável, no horário que eu trabalho melhor e sem precisar gastar tempo me deslocando para isso."  (Ícaro - Co-Founder Space Rocket)
font by: Mariogogh for Startaê in Officeless

Usamos algumas ferramentas e processos que nos ajudam em nossa jornada remota, listamos aqui as que mais usamos no nosso dia a dia:

Ferramentas🧰

Twist - É o nosso escritório virtual, funciona como nosso principal meio de comunicação, lá postamos updates de projetos, realizamos entregas, discutimos ideias e postamos as novidades, a escolhemos por ser uma ferramenta que possibilita o trabalho assíncrono, todas as conversas são criadas em tópicos que nos permite aumentar o foco nas atividades e não ser interrompidos por notificações de chat.

"Liberdade de desenvolver grandes projetos, não importando em qual local do mundo eu esteja. " (Camilla - Marketing Space Rocket)

Asana - É onde organizamos as atividades a serem desenvolvidas para cada projeto, cada time é livre para escolher o modelo de gestão de tarefas que prefere, uns preferem o kanban outros listas, o asana nos possibilita essa flexibilidade.
asan

Miro - Funciona como um quadro virtual, utilizamos para fazer brainstorms, coleta de ideias e definição de contexto do projeto.
miro

Nuclino - Utilizamos como uma grande wiki, onde os desenvolvedores podem consultar padrões de código, integrantes do projeto podem consultar informações importantes, aqui também fica documentado todas as informações da empresa como visão, objetivos, valores enfim tudo relacionado a nossa cultura.

Google Drive - É onde organizamos e guardamos os nossos arquivos.

Appear.In - É muito importante o contato visual em qualquer equipe, principalmente quando estamos 100% remoto, por isso, usamos as videoconferências para realizar planejamentos, coletar feedback, conversar com outros Rockets, e principalmente realizar as entregas dos projetos.

web-6-people-chat-closed-sticker-picker-1024x728

Como Funcionamos🤔

Aqui usamos metodologias ágeis para todo projeto que fazemos, seja interno ou externo, cada projeto é dividido em ciclos que variam de 2 a 6 semanas. A escolha do ciclo varia de projeto para projeto, onde a equipe junto com o cliente, ou apenas a equipe em projetos internos, decidem o período de entrega. Definimos essa faixa de período por não ser tão curta, que não consigamos entregar algo palpável, nem tão longa a ponta de nos perdermos nos projetos, o ponto crucial é que envolvemos o time junto com o cliente durante todo o desenvolvimento, então esses ciclos servem para validar as mini entregas coletando feedback e ao mesmo tempo mantém o time e o cliente motivados por verem o progresso do projeto.

Time

O time costuma ser bem pequeno em cada projeto, de 3 a 4 pessoas no máximo, alocamos as pessoas que estão aptas a levar o projeto até o final, um time típico costuma ter dois desenvolvedores, um designer e um líder do projeto, fazemos isso para evitar as dependências externas, que possam comprometer o tempo das mini entregas.

Do ciclo

Todo ciclo começa com um documento de Kick-off no nuclino que descreve qual o objetivo do projeto, quem é o cliente, quem é o time, o que deverá ser entregue no ciclo e a data da reunião de Kick-off que acontece no AppearIn, esse documento serve para dar uma breve noção para equipe, para já irem preparados para a videoconferência com suas questões e dúvidas, logo após é criado um canal exclusivo para o projeto no Twist onde toda a interação do projeto acontecerá lá, desde os updates, feedbacks e entregas. Após a reunião o ciclo se inicia onde será iniciado o desenvolvimento do que foi acordado. Durante a fase de desenvolvimento o time se comunica constantemente com os check-ins de update, onde as barreiras são encontradas e as soluções discutidas, ao final o time volta a ser reunir coletando e dando feedback sobre o que foi feito, os problemas enfrentados e os próximos passos do próximo ciclo. E assim o processo se repete até que o projeto seja completado.
2536202
Essa foi uma breve visão do trabalho remoto e do que estamos fazendo por aqui na Space, esperamos ter te ajudado a esclarecer um pouco sobre esse mundo 😊.
Você trabalha remotamente também? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários, vamos amar te ouvir, e caso não seja, que tal experimentar um dia em seu trabalho ou com sua equipe?Vem ser remoto!#Remot