Vamos começar pelo começo 😛, o que é  o Dizziness App? O Dizziness  é um aplicativo que auxilia no tratamento e prognóstico da tontura e labirintite, desenvolvido por nós da Space Rocket em conjunto com a Dr. Glória Canto, coordenadora do grupo CEFON (Clínica Escola de Fonoaudiologia da UNEB). O principal objetivo do projeto foi virtualizar um tratamento que era realizado presencialmente, dando maior acessibilidade e disponibilidade para os pacientes que não podiam se deslocar todos os dias para a clínica, seja por razões econômicas ou físicas.

Equipamento utilizado anteriormente para a realização do tratamento.

Basicamente o paciente realiza dois tipos de atividades no aplicativo durante o seu tratamento, o primeiro é a sessão que explicaremos em um post futuro, e o segundo é a avaliação que consiste de um formulário que avalia o impacto da tontura no dia a dia do paciente, avaliando os aspectos físicos, emocionais e funcionais do mesmo. Vamos mergulhar no funcionamento deste formulário nas seções seguintes 😜

Formulário DHI

O Dizziness utiliza o DHI (Dizziness Handicap Inventory) como instrumento de avaliação dos pacientes, que consiste em um formulário com 25 perguntas para pacientes adultos e uma versão reduzida com 13 perguntas para as crianças. Essas perguntas procuram avaliar o impacto do sintoma da tontura em três quesitos: Emocional, Funcional e Físico. Abaixo um exemplo de pergunta do DHI:

Por causa da tontura, você deixa de ir a lugares altos?

Para cada pergunta o paciente pode responder Sim, Não e Às Vezes. Essas respostas são pontuadas em 4, 0 e 2 pontos respectivamente. Ao final o paciente pode visualizar em tempo real o seu prognóstico em todos os aspectos citados anteriormente, classificando o impacto  em Leve, Moderado e Severo, como visto na tabela a seguir:

Tabela de resultados para o DHI

Essa pontuação final se dá através da soma dos pontos de cada pergunta do formulário DHI.

Paciente respondendo o questionário DHI 

Acompanhamento Médico

Uma das funcionalidades de maior impacto no Dizziness, é a visualização da evolução de cada paciente pelo seu profissional de saúde responsável, todo paciente é associado a um Profissional de Saúde no Dizziness, na maioria dos casos são Fonoaudiólogos, que são responsáveis por montar o cronograma de sessões e acompanhar a evolução dos seus pacientes, ele pode visualizar através de um gráfico de pontos como visto abaixo, podendo alternar entre os diferentes aspectos do impacto: Emocional, Funcional e Físico.

É isso galera, espero que tenha ficado claro o processo de acompanhamento dos pacientes do Dizziness, em breve traremos mais postagens sobre outros curiosidades sobre os nossos produtos, até mais 👋

Baixe e conheça mais sobre o Dizziness :)

Quer ser usuário Beta da nossa versão Kids? Baixe aqui.